Como criar Sidebar Dinâmica no WordPress

Salve Salve Incuber beleza? Aqui é o Paulo Felipe trazendo mais um tutorial para ajudar no seu desenvolvimento com o WordPress.

Nesse post você aprenderá como criar uma sidebar dinâmica no WordPress, o que te possibilitará inserir diversos Widgets para partes específicas do seu site.

No WordPress as Sidebars são posições nas quais podemos inserir Widgets com funcionalidades diferentes no site. As sidebars são muito utilizadas em blogs para mostrar “Redes sociais”, “Categorias das postagens”, “Postagens recentes”, “Banners de propagandas” etc… Segue um modelo de uma Sidebar lateral:

Modelo de Sidebar de um Blog

Além de serem muito utilizadas em blogs, as Sidebars também podem ser utilizadas para construir o rodapé do seu site, onde em cada Sidebar você pode colocar um Widget customizado para aquela posição, segue um print do painel e do resultado na tela de um Rodapé feito com Sidebars:

Como criar Sidebar dinâmica no WordPress

Se a sua dúvida nesse momento for “Como criar Sidebars dinâmicas e como inseri-las no seu tema WordPress” alegre-se, pois agora iremos começar a solucionar a sua dúvida.

Aperte o Play e bons estudos:

Como é de costume aqui no blog, segue um tutorial em texto completo.

Criando Sidebar Dinâmica no WordPress

O primeiro passo do processo é registrar a nossa sidebar no site, ou seja temos que informar a existência de uma nova sidebar além da sidebar padrão do WordPress.

Abra o arquivo functions.php/wp-content/themes/seu-tema/functions.php” do seu tema e vamos então criar uma função que quando acionada  irá registrar nossas Sidebars dinâmicas no site:

function registrar_sidebars_dinamicas() {
  
}
/**
* O código abaixo diz para o WordsPress assim: "Quando você iniciar os Widgets do site, execute a função registrar_sidebars_dinamicas"
*/
add_action( 'widgets_init', 'registrar_sidebars_dinamicas' );

Depois de criarmos a estrutura de nossa função é hora de passarmos o que nós queremos que ela faça ao ser executada.

Dentro das { } da função insira o seguinte código para registrar a primeira sidebar em nossa função:

register_sidebar( array(
        'name' => 'Footer Posição 01',
        'id' => 'sidebar_footer_posicao_01',
        'before_widget' => '<div class="widget-posicao-01-footer">',
        'after_widget' => '</div>',
        'before_title' => '<h3 class="titulo-widget">',
        'after_title' => '</h3>',
) );

Vamos entender o código acima:

name – Nome da Sidedar (Esse nome aparece no painel no menu Aparência/Widgets);

id – Nome único para essa sidebar, é através desse Id que iremos mostrar a sidebar na tela;

before_widget – Parâmetro que será inserido antes do código do Widget na sidebar, nesse caso estamos criando uma DIV para envelopar cada Widget e assim facilitar nos estilos CSS;

after_widget – Parâmetro que será inserido depois do código do Widget na sidebar, nesse caso estamos fechando a DIV aberto no parâmetro acima;

before_title – Todo Widget tem um título, nesse parâmetro nós podemos inserir como será envelopado o título de cada Widget. Nesse caso será um <h3> com uma classe,

after_title – Aqui nós definimos o que será inserido após o título de cada Widget, como abrimos um <h3> aqui temos que fechá-lo.

Segue o código completo para ser inserido no functions.php. Eu vou postar o código que irá registrar 2 Sidebars, assim você já vê como fazemos para registrar mais uma sidebar na mesma função e mostrá-las no site.

Dica: Para deixar tudo organizado, eu indico que você registre todas as suas Sidebars na mesma função.

function registrar_sidebars_dinamicas() {
  /** Registrando Sidebar 01 */
  register_sidebar( array(
        'name' => 'Footer Posição 01',
        'id' => 'sidebar_footer_posicao_01',
        'before_widget' => '<div class="item-widget-sidebar">',
        'after_widget' => '</div>',
        'before_title' => '<h3 class="titulo-item-widget-sidebar">',
        'after_title' => '</h3>',
  ) );

  /** Registrando Sidebar 02 */
  register_sidebar( array(
        'name' => 'Footer Posição 02',
        'id' => 'sidebar_footer_posicao_02',
        'before_widget' => '<div class="item-widget-sidebar">',
        'after_widget' => '</div>',
        'before_title' => '<h3 class="titulo-item-widget-sidebar">',
        'after_title' => '</h3>',
    ) );
}

add_action( 'widgets_init', 'registrar_sidebars_dinamicas' );

Para ver o resultado basta ir no menu “Aparência/Widget” e se tudo ocorreu bem, o seu resultado deve ser algo parecido com esse:

Visualizando Sidebars registradas no painel administrativo do WordPress

Viu? Não foi tão difícil assim finalizar a primeira parte desse tutorial. Caso tenha ficado alguma dúvida deixe nos comentários que eu te ajudarei o mais rápido possível! Vamo que vamo!

Mostrando o conteúdo de uma Sidebar dinâmica no WordPress

Até o momento nós já registramos as nossas Sidebars, agora nós temos que fazer com que o conteúdo da sidebar seja mostrado no site. Para realizar esse processo, você precisa primeiramente saber onde você quer inserir cada sidebar, no caso desse tutorial eu vou mostrar a sidebar no Rodapé (footer) do site, o que será feito via código.

Sendo assim eu vou abrir o arquivo footer.php do meu tema, se você está me acompanhando, abra o seu arquivo footer.php ou o arquivo no qual deseja mostrar a sidebar.

Para mostrar a sidebar insira o seguinte código no local desejado:

<?php if (dynamic_sidebar('sidebar_footer_posicao_01')) : else : endif; ?>

Para inserir a outra Sidebar o processo é o mesmo, basta mudar o ID que no código acima é o sidebar_footer_posicao_01.

Para facilitar no seu entendimento, eu vou deixar abaixo o código completo do arquivo footer.php que estou utilizando nesse exemplo:
Eu já deixei o código preparado para mostrar as duas Sidebars que foram registradas.

<footer id="footer" role="contentinfo">
    <div class="container">
        <div class="row">

            <!-- Posição 01 Footer -->
            <div class="col-xs-6 col-sm-3 col-md-4">
                <?php if (dynamic_sidebar('sidebar_footer_posicao_01')) : else : endif; ?>
            </div>

            <!-- Posição 02 Footer -->
            <div class="col-xs-6 col-sm-3 col-md-4">
                <?php if (dynamic_sidebar('sidebar_footer_posicao_02')) : else : endif; ?>
            </div>

            <!-- Posição 03 Footer -->
            <div class="col-xs-12 col-sm-3 col-md-4">
                Posição 03
            </div>
            
        </div>
    </div>
</footer>

<?php wp_footer(); ?>
</body>
</html>

Segue um print de como ficou o meu painel e o resultado no meu site de exemplo:

Criando Sidebar Dinâmica no WordPress

Lembrando que se você for estilizar o CSS desses Widgets, você pode utilizar a classe “item-widget-sidebar” que engloba cada Widget inserido e a classe “titulo-item-widget-sidebar” para estilizar o título de cada Widget.

E aqui finalizamos mais um tutorial, porém por último e não menos importante segue o fluxo do que é necessário fazer para sair dessa postagem com a consciência de que você fez o melhor que podia fazer para ajudar o blog a alcançar cada vez mais pessoas:

  • Se você ficou com alguma dúvida, deseja acrescentar algum ponto no tutorial ou quer compartilhar como o conteúdo te ajudou é só deixar nos comentários;
  • Se esse post foi útil para você, compartilhe com a comunidade para que possa ajudar outras pessoas também;
  • Quer me fazer chorar de alegria? Se inscreva no nosso canal no Youtube ????
  • Quer me fazer chorar de alegria? Desce o soco nesse like e vamo que vamo!

Um abraço e até o próximo post!

Por que aplicar Business Intelligence na sua empresa

Já ouviu falar em Business Intelligence? É uma área que tem ganhado muito espaço dentro das empresas atuais e gigantes no mercado, demandando profissionais que saibam atuar nesse segmento.

A função da área de Business Intelligence é a de coletar, organizar, analisar e monitorar dados que vão servir como insumo para a tomada de decisões estratégicas dentro da empresa. São essas informações que traduzem se os seus esforços de investimento e estratégia estão dando resultado ou precisam ser modificados.

E como colocar a coleta, organização, análise e monitoração de dados em prática?

Atualmente, são os softwares e ferramentas que permitem que essas ações sejam feitas de forma prática, estruturada e efetiva.

Já imaginou realizar cada uma dessas etapas manualmente? É praticamente impossível, né? E não estamos falando nem do processo infinito de compilar dados; a veracidade das informações também pode ficar comprometida.

Business Inteligence

As vantagens de ter um profissional de BI em empresas é a de que os seus processos ficarão mais otimizados – o tempo de trabalho da equipe poderá ser empregado em outras funções. Além disso, com o uso de softwares e ferramentas para análise de dados, fica bem mais difícil cometer erros que podem prejudicar os negócios; números errados, ou análises erradas, trazem dores de cabeça que podem ser evitadas e tempo útil para reverter cenários que não são favoráveis à empresa.

Os processos de Business Intelligence são indicados tanto para empresas pequenas quanto para empresas de grande porte. O alto volume de dados extraídos por empresas de grande porte demanda uma boa organização e monitoramento de dados, isso é fato; essas organizações dependem dessas informações para se manter ativas no mercado. E as pequenas empresas, por mais que não tenham uma vasta quantidade de informações para analisar, já podem começar a fazer uso das técnicas e conceitos de BI, de forma a educar o próprio negócio desde cedo no que diz respeito ao máximo de aproveitamento de investimentos e resultados.

Se você ficou interessado pelos objetivos da área e pretende se especializar para nela atuar, indicamos abaixo algumas opções de cursos online e requisitos a serem trabalhados em BI. Confira!

Data Science

Para quem precisa entender os princípios fundamentais de Business Intelligence, antes de mexer em qualquer ferramenta, o indicado é mergulhar de cabeça na Ciência de Dados. É necessário aprender a utilizar estatística aplicada, análise de dados com R, a fazer gráficos com R e Python, entre muitos outras outras tarefas.

Na ciência de dados, você também aprende mais sobre Machine Learning, um método de análise de dados para a automatização da construção de modelos analíticos. Em sua essência, Machine Learning tem o objetivo de fazer com que sistemas usem dados para alimentar sua inteligência, para que possam tomar decisões com o mínimo possível de intervenção humana. Outro método muito utilizado é o de Big Data, que visa trabalhar com altos volumes de dados não estruturados, de forma a organizá-los para que façam sentido.

Em Data Science de A à Z – O curso completo, você aprende todos os conceitos citados acima. É um ótimo primeiro passo para quem deseja se aprofundar em BI.

Cientista de Dados

Equipe

O cientista de dados é a profissão do futuro, e o responsável por dominar as mais importantes técnicas da ciência de dados. É imprescindível que ele saiba as boas práticas de visualização de dados e que consiga criar elementos gráficos para demonstrá-los. Também é super importante dominar probabilidade, intervalos de confiança e testes de hipótese. Uma de suas responsabilidades é a de criar modelos preditivos com deep learning, neural networks e série temporais, além de ver, na prática, as principais distribuições estatísticas.

Para aprender tudo sobre os pontos acima, acesse o curso online Formação Cientista de Dados.

Power BI

Power BI é a ferramenta da MIcrosoft para coleta, análise e monitoramento de dados. É uma das mais usadas no mercado, por isso, imprescindível para quem deseja se aventurar na área de Business Intelligence. Para manuseá-la, é importante saber conceitos fundamentais de BI e de métricas de negócios.

Essa ferramenta ajuda na análise e compreensão de dados, para que o processo de tomada de decisões baseado em informações seja o mais assertivo possível. Com ela, é possível construir relatórios completos e interativos para contextos diversos e de importância para os negócios. Também é possível fazer uso das funções DAX e do relacionamento de tabelas para criar poderosos modelos de dados.

Se você deseja aprender os primeiros passos de BI e, de quebra, ainda aprender a usar o Power BI, esse curso online é o mais indicado para quem quer começar do zero: Power BI aplicado à problemas reais – Métricas e KPI’s.

Esse é um post publicado por um Autor convidado.

Como registrar uma posição de menu no WordPress

Salve Salve Incuber beleza? Aqui é o Paulo Felipe com mais um tutorial para você.

Nesse tutorial você aprenderá como registrar uma posição de menu no WordPress e como inserir esse menu no seu tema WordPress.

Muitas vezes ficamos presos nas funcionalidades que o tema utilizado oferece, porém com um pouco de estudo você consegue customizar esse tema e adaptá-lo para as suas necessidades, se a sua dúvida nesse momento é “Como eu faço para inserir uma posição de menu customizado em meu site WordPress” continue comigo aqui porquê esse tutorial é especialmente para você!

Aperte o play e bons estudos!

Para complementar a aula em vídeo eu criei um tutorial passo-a-passo para mostrar como realizar o processo e também facilitar para eu disponibilizar os códigos necessários para concluir essa tarefa e facilitar na agilidade do procedimento.

Como registrar uma posição de menu no WordPress

Conheça o processo para registrar uma nova posição de menu no painel do WordPress para que apareça a opção de marcar uma posição exclusiva para um determinado menu, por padrão o WP já vem com a posição de “Menu Principal” criada e quando você marca essa posição para um menu, ele normalmente aparece no topo da página.

Como criar posições de menu no WordPress

A proposta desse tutorial é realizarmos esse mesmo processo porém para outras posições do site, oferecendo assim mais facilidade ao gerenciar os menus do seu site.

Registrar menu personalizado no WordPress

A primeira etapa do processo é abrir o arquivo functions.php/wp-content/themes/seu-tema/functions.php” do seu tema e pesquisar pela função “register_nav_menus“.

A função “register_nav_menus” é utilizada para registrar todas as posições de menus contidas no site, para esse tutorial nós vamos criar uma posição de menu no footer do nosso site, segue o como o código da sua “register_nav_menus” deve ficar:

register_nav_menus (
  array (
      'main-menu' => __( 'Main Menu', 'odin' ),
            'footer-menu-1' => __( 'Menu posição 01 Footer', 'odin' )
  )
);

Você já encontrará a opção ‘main-menu’ => __( ‘Main Menu’, ‘odin’ ) pois ela é padrão do WP e é aqui onde é registrado o menu principal do site.

Lembrando que ‘footer-menu-1‘ é o nome que será utilizado para chamar o menu no tema, busque sempre colocar nomes condizentes com o menu.

*No código acima o parâmetro ‘odin‘ é o “Text Domain” normalmente encontrado dentro do arquivo style.css na pasta raiz do seu tema. Porém você pode apenas copiar esse parâmetro do Main Menu para a sua nova posição.

Encontrando o text domain WordPress

Maravilha! Você já registrou o seu menu, para conferir basta ir em “Aparência/Menus” no painel do seu WordPress e conferir a nova posição.

Finalizamos aqui a primeira parte do tutorial, caso você tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que eu ajudarei.

Exibir menu personalizado em tema WordPress

Depois de registrar uma nova posição de menu no painel, nós temos que fazer com que o menu apareça na página. No meu exemplo eu vou mostrar o menu no rodapé.

Para o menu funcionar perfeitamente integrado com as opções do painel do WordPress, como por exemplo ter a opção de menu dropdown, colocar uma classe no item do menu ou pedir para o link abrir em uma nova aba, essas opções são controladas pelo “Nav Walker” esse é o arquivo responsável pelas opções avançadas de um menu no painel do WP, cada tema tem o seu arquivo “Nav Walker”, peço então que você siga um dos passos abaixo para conseguir o seu arquivo Nav Walker.

Modo 01 – Pesquise na documentação do seu tema se ele tem o Nav Walker.

Modo 02 – Abra o arquivo header.php “wp-content/themes/seu-tema/header.php” e pesquise por Walker. Segue um print do main-menu do tema Odin e como é chamado o Nav Walker:

Como chamar o Na Walker no WordPress

Modo 03 – Você pode baixar o arquivo padrão do Bootstrap para Nav Walker, segue o link do github para você baixar o seu Nav Walker:
https://github.com/wp-bootstrap/wp-bootstrap-navwalker/blob/master/class-wp-bootstrap-navwalker.php

*Eu vou fazer o modo 3 pois ele funciona para qualquer tema.

Baixe o arquivo class-wp-bootstrap-navwalker.php e insira-o na pasta raiz do seu tema “wp-content/themes/seu-tema/

Depois de inserir o arquivo na raiz do tema você precisa importar esse arquivo para o WordPress, para isso abra o arquivo functions.php/wp-content/themes/seu-tema/functions.php” do seu tema e insira o seguinte código:

require_once get_template_directory() . '/class-wp-bootstrap-navwalker.php';

No código acima estamos mostrando o caminho de onde está o arquivo class-wp-bootstrap-navwalker.php para que assim o WordPress reconheça as suas funcionalidades.

O layout do footer que irei utilizar é em 3 colunas, eu vou inserir o menu na primeira coluna. No seu caso, você define qual será o local do seu tema que o menu irá aparecer.

Se você for me acompanhar então abra o arquivo footer.phpwp-content/themes/seu-tema/footer.php” e insira o código abaixo no local desejado:

<?php
    wp_nav_menu(
        array(
            'theme_location' => 'footer-menu-1',
            'depth' => 2,
            'container' => false,
            'menu_class' => 'item-menu',
            'fallback_cb' => 'WP_Bootstrap_Navwalker::fallback',
            'walker' => new WP_Bootstrap_Navwalker()
        )
    );
?>

Vamos entender um pouco o código acima:

Em resumo o código está falando assim – “WP pegue o menu que foi marcado na posição footer-menu-1 e mostre-o aqui”

theme_location – Nome da posição que você criou na primeira parte desse tutorial;

depth: Quantos níveis de hierarquia devem ser incluídos (permite submenus);

menu_class – Você pode inserir uma classe CSS para o menu a assim estilizar como desejar;

‘fallback_cb’ e ‘walker’  – Carregando as opções de menu do arquivo class-wp-bootstrap-navwalker.php

Segue o código completo do footer.php que estou utilizando como exemplo:

<footer id="footer" role="contentinfo">
    <div class="container">
        <div class="row">

            <!-- Posição 01 Footer -->
            <div class="col-xs-6 col-sm-3 col-md-3">
                <div class="menu-footer"> <!-- Classe para facilitar nos estilos CSS -->
                    <?php
                    wp_nav_menu(
                        array(
                            'theme_location' => 'footer-menu-1',
                            'depth' => 2,
                            'container' => false,
                            'menu_class' => 'item-menu',
                            'fallback_cb' => 'WP_Bootstrap_Navwalker::fallback',
                            'walker' => new WP_Bootstrap_Navwalker()
                        )
                    );
                    ?>
                </div>
            </div>

            <!-- Posição 02 Footer -->
            <div class="col-xs-6 col-sm-3 col-md-3">
                Posição 02
            </div>

            <!-- Posição 03 Footer -->
            <div class="col-xs-12 col-sm-3 col-md-3">
                Posição 03
            </div>

            <!-- Posição 04 Footer -->
            <div class="col-xs-12 col-sm-3 col-md-3">
                Posição 04
            </div>
        </div>
    </div>
</footer>

<?php wp_footer(); ?>
</body>
</html>

Para testar se deu certo, basta criar um menu e marcar ele na posição que você criou, atualizar a página e correr pro abraço! ou para o comentário caso apareça alguma dúvida.

Segue um print do meu menu no rodapé mostrando dinâmico: *Sem CSS

Opções do menu e resultado final

Condições para sair da postagem :

  • Se você ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar algum ponto no tutorial deixe nos comentários;
  • Se esse post foi útil para você, compartilhe com a comunidade para que possa ajudar outras pessoas também,
  • Quer me fazer chorar de alegria? Se inscreva no nosso canal no Youtube ????

Um abraço e até o próximo post!