Já ouviu falar em Business Intelligence? É uma área que tem ganhado muito espaço dentro das empresas atuais e gigantes no mercado, demandando profissionais que saibam atuar nesse segmento.
A função da área de Business Intelligence é a de coletar, organizar, analisar e monitorar dados que vão servir como insumo para a tomada de decisões estratégicas dentro da empresa. São essas informações que traduzem se os seus esforços de investimento e estratégia estão dando resultado ou precisam ser modificados.
E como colocar a coleta, organização, análise e monitoração de dados em prática?
Atualmente, são os softwares e ferramentas que permitem que essas ações sejam feitas de forma prática, estruturada e efetiva.
Já imaginou realizar cada uma dessas etapas manualmente? É praticamente impossível, né? E não estamos falando nem do processo infinito de compilar dados; a veracidade das informações também pode ficar comprometida.
As vantagens de ter um profissional de BI em empresas é a de que os seus processos ficarão mais otimizados – o tempo de trabalho da equipe poderá ser empregado em outras funções. Além disso, com o uso de softwares e ferramentas para análise de dados, fica bem mais difícil cometer erros que podem prejudicar os negócios; números errados, ou análises erradas, trazem dores de cabeça que podem ser evitadas e tempo útil para reverter cenários que não são favoráveis à empresa.
Os processos de Business Intelligence são indicados tanto para empresas pequenas quanto para empresas de grande porte. O alto volume de dados extraídos por empresas de grande porte demanda uma boa organização e monitoramento de dados, isso é fato; essas organizações dependem dessas informações para se manter ativas no mercado. E as pequenas empresas, por mais que não tenham uma vasta quantidade de informações para analisar, já podem começar a fazer uso das técnicas e conceitos de BI, de forma a educar o próprio negócio desde cedo no que diz respeito ao máximo de aproveitamento de investimentos e resultados.
Se você ficou interessado pelos objetivos da área e pretende se especializar para nela atuar, indicamos abaixo algumas opções de cursos online e requisitos a serem trabalhados em BI. Confira!
Para quem precisa entender os princípios fundamentais de Business Intelligence, antes de mexer em qualquer ferramenta, o indicado é mergulhar de cabeça na Ciência de Dados. É necessário aprender a utilizar estatística aplicada, análise de dados com R, a fazer gráficos com R e Python, entre muitos outras outras tarefas.
Na ciência de dados, você também aprende mais sobre Machine Learning, um método de análise de dados para a automatização da construção de modelos analíticos. Em sua essência, Machine Learning tem o objetivo de fazer com que sistemas usem dados para alimentar sua inteligência, para que possam tomar decisões com o mínimo possível de intervenção humana. Outro método muito utilizado é o de Big Data, que visa trabalhar com altos volumes de dados não estruturados, de forma a organizá-los para que façam sentido.
Em Data Science de A à Z – O curso completo, você aprende todos os conceitos citados acima. É um ótimo primeiro passo para quem deseja se aprofundar em BI.
O cientista de dados é a profissão do futuro, e o responsável por dominar as mais importantes técnicas da ciência de dados. É imprescindível que ele saiba as boas práticas de visualização de dados e que consiga criar elementos gráficos para demonstrá-los. Também é super importante dominar probabilidade, intervalos de confiança e testes de hipótese. Uma de suas responsabilidades é a de criar modelos preditivos com deep learning, neural networks e série temporais, além de ver, na prática, as principais distribuições estatísticas.
Para aprender tudo sobre os pontos acima, acesse o curso online Formação Cientista de Dados.
Power BI é a ferramenta da MIcrosoft para coleta, análise e monitoramento de dados. É uma das mais usadas no mercado, por isso, imprescindível para quem deseja se aventurar na área de Business Intelligence. Para manuseá-la, é importante saber conceitos fundamentais de BI e de métricas de negócios.
Essa ferramenta ajuda na análise e compreensão de dados, para que o processo de tomada de decisões baseado em informações seja o mais assertivo possível. Com ela, é possível construir relatórios completos e interativos para contextos diversos e de importância para os negócios. Também é possível fazer uso das funções DAX e do relacionamento de tabelas para criar poderosos modelos de dados.
Se você deseja aprender os primeiros passos de BI e, de quebra, ainda aprender a usar o Power BI, esse curso online é o mais indicado para quem quer começar do zero: Power BI aplicado à problemas reais – Métricas e KPI’s.
Esse é um post publicado por um Autor convidado.