Salve Salve Incuber beleza? Aqui é o Paulo Felipe trazendo mais um tutorial pra você, dessa vez iremos aprender a inserir depoimentos no WordPress.
Como dizia Philip Kotler - "A melhor propaganda é aquela feita por clientes satisfeitos." Eu acredito que seja pelo fato de que clientes satisfeitos falam bem do produto ou serviço que ela adquiriu para outras pessoas e assim gera novos clientes e consequentemente mais vendas.
Com o objetivo de te ensinar a mostrar os depoimentos de seus clientes satisfeitos em seu site, aumentar a autoridade dos seus produtos ou serviços e ajudar no processo de prospecção de novos clientes, nós do Nano Academy preparamos um passo a passo detalhado sobre os principais recursos do plugin Strong Testimonials no qual possibilita inserir Depoimentos no WordPress de uma maneira muito simples utilizando um painel administrativo e shortcodes.
Instalação do plugin Strong Testimonials;
Criar Categorias de depoimentos;
Criar e configurar uma view para mostrar os seus depoimentos;
Gerenciar seus depoimentos (Inserir, editar, mudar categoria, excluir),
Mostrar depoimentos em seu site.
Eu considero o Strong Testimonial o melhor plugin para depoimentos de clientes do WordPress, a versão gratuita supre muito bem as necessidades de um site institucional em processo de crescimento ou se você já tem um site grande e tem a necessidade de gerenciar de uma maneira mais "modularizada" os seus depoimentos a versão PRO irá te ajudar muito.
Falarei apenas da versão Free em todo o tutorial.
O plugin oferece a possibilidade de criar categorias de depoimentos, quantidade de depoimentos que será mostrado por página, se o depoimento será fixo, randômico ou em slide com possibilidade de escolher o número de itens que aparecerá em cada slide e muito mais. Venha comigo que você sairá daqui praticamente um Jedi (em aprendizagem haahahah) do Strong Testimonials.
Vamos conhecer um pouco sobre o que a versão gratuita e premium possibilita fazer.
Templates pre-definidos - O plugin oferece alguns modelos de listagens de poimentos fixos, randômicos, slides entre outros.
Documentação - Você encontra a documentação do plugin Aqui caso queira estudar mais a fundo.
Painel administrativo - A versão gratuita oferece um ótimo painel administrativo com diversas opções de customizações para o layout dos seus depoimentos.
Formulário de coleta de depoimento - Você pode ter uma página com um formulário que ao ser enviado é inserido automaticamente ou por pre-aprovação o depoimento de um cliente.
SEO para os seus depoimentos - Tire o máximo proveito de seus depoimentos a extensão de marcação Schema.org.
Configurações de Views avançadas - Leve seus depoimentos para além das classificações por estrelas e personalize os depoimentos ainda mais.
Múltiplos Formulários de Envio - Colete facilmente depoimentos de clientes criando e personalizando vários formulários de uma só vez.
Campos de formulário personalizados - Melhore seus formulários de envio para coletar e exibir informações adicionais.
Propriedades personalizadas - Alterar as propriedades do tipo de testimonial: rótulos, estrutura de permalink, opções de administração e recursos do editor de postagem.
Maravilha, agora que já estamos na mesma página sobre o que iremos encontrar daqui pra frente, tome uma respiração profunda, pegue o seu café e vamos ao que realmente interessa.
A primeira etapa para inserir depoimentos é você instalar o plugin no seu site, para isso vá no menu Plugin / Adicionar Novo, na barra de pesquisa escreva "Strong testimonials". Clique em instalar e depois em ativar no plugin.
Depois de instalar e ativar o plugin, será criado um item no menu principal do painel chamado "Testimonials".
Lindo de bonito, agora o plugin está instalado e podemos partir pra ação. Ao longo do tutorial iremos passar pelos principais itens do menu mostrado acima.
Particularmente eu gosto de começar o processo criando as categorias principais dos meus depoimentos. As categorias te ajudam a organizar os seus depoimentos e mostrar eles de maneira mais assertiva, por exemplo: Se você vende o Serviço X, é interessante que na página de venda desse produto tenha os depoimentos apenas sobre ele. Isso é possível somente com as categorias.
Descrevendo o processo acima
1 - Clique no menu Categorias do Strong Testimonial;
2 - Insira o nome da sua Categoria;
3 - O slug é nome da sua categoria sem assentos, espaço ou caracteres especiais, esse nome aparece na "url" do site,
4 - Clique em adicionar nova categoria.
Para editar ou excluir uma categoria, basta passar o mouse em cima do item na listagem de categorias e escolher a opção desejada.
Boa pácero, agora é só você criar quantas categorias desejar, nesse meu exemplo eu vou criar apenas uma com o nome Slide de depoimentos gerais, pois no tutorial iremos aprender a inserir os depoimentos em formato de slides.
Após criar a categoria, eu continuo o processo criando a view mais indicada para o projeto que estou desenvolvendo.
Uma view é o modelo geral de todos os depoimentos que fazem parte dela, por exemplo: Eu posso ter uma view para mostrar os depoimentos em formato de slide, outra pra mostrar apenas 3 depoimentos e outra view que será o formulário para o usuário enviar um depoimento. Ou seja podemos ter diversos estilos para mostrar nossos depoimentos e o melhor de tudo, segmentados =D
Vamos ao processo:
Descrição dos passos acima:
1 - Clique no item Views no submenu do Testimonials;
2 - Clique em Add New para adicionar uma nova view;
3 - Informe um nome para sua view;
4 - Escolha um tipo para sua view;
Um pouco sobre os tipos de view
Display - Mostra seus depoimentos em cards, um ao lado do outro;
Slideshow - Cria um Slideshow para exibir os depoimentos (usarei esse);
Formulário - Cria um formulário para o usuário inserir um depoimento;
Single Template PRO - Se adquirir a versão PRO, você tem acesso à um acervo com diversos templates prontos criados pela equipe que desenvolveu o plugin.
Nessa etapa temos que configurar alguns "Grupos" responsáveis pelo funcionamento da view.
No primeiro grupo nós temos a Query, que é responsável por fazer a consulta nos depoimentos cadastrados com base nas condições dos campos e trazer depoimentos específicos para essa view.
Um pouco sobre cada campo:
Categorias - Para mostrar depoimentos de uma ou mais categorias específicas, basta escolher a opção select do menu para ter acesso a todas as categorias criadas. *É por esse motivo que eu começo criando as categorias, pois na hora de criar a view eu já escolho a categoria certa.
Ordenar - Para ordem aleatória, escolha "Random", para a ordem ser com base no número definido na hora de cadastrar o depoimento, escolha "Menu order", para mostrar os depoimentos recentes primeiro, escolha "Newerest first" e para mostrar os mais antigos primeiro, escolha "Oldest first".
Quantity - Permite você limitar a quantidade de depoimentos que será mostrado nessa view
Nesse grupo iremos fazer as configurações gerais de nosso Slideshow.
Um pouco sobre os itens da imagem acima (as configurações acima são as que eu fiz no meu projeto)
Show - Aqui nós configuramos como os itens serão mostrados no slide, se você escolher a opção "Single" será mostrados apenas 1 depoimento por slide, caso você queira assim como eu, 3 depoimentos por slide é só escolher a opção "Multiple".
A opção Multiple mostra uma caixa para você configurar a quantidade de depoimentos mostrados por slide em cada dispositivo. *se você entende de media query fique a vontade para fazer suas alterações nos breakpoints, caso ao contrário deixe as configurações padrões e só mude a quantidade na coluna "Show" da tabela.
Transition - Configura o tempo em que slide ficará parado na tela, qual será animação de transição e quanto tempo ela levará até chegar os novos depoimentos.
Behavior - Esse item configura os principais comportamentos do slide e dos controles de navegações
- Start automatically - Inicia o slide automaticamente;
- Pausa em foco - Pausa a contagem do tempo da transição do slide quando o mouse está em cima de um depoimento;
- Stop on interaction - Pausa a contagem do tempo da transição do slide quando há qualquer iteração com o slide;
Abaixo dos cheks tem uma opção muito interessante, ela nos permite definir se os "box" onde fica cada depoimento serão da mesma altura ou não.
Navigation - Nos permite escolher se queremos que mostre as setas de navegação e se terá paginação. (faça o teste com os estilos para ver qual fica mais legal no seu contexto).
Nesse grupo nós vamos configurar como e quais informações do nosso cliente será mostrada no depoimento.
Vamos conhecer um pouco sobre cada opção desse grupo:
Título - Define se irá aparecer no depoimento o título que você inserir na hora de cadastrar um depoimento. *Eu prefiro não colocar pois eu uso os campos personalizados pra isso.
Imagem em destaque - Marque esse item se você pretende pedir uma foto para a pessoa que lhe enviar o depoimento. Se você escolher por usar a foto em destaque você pode:
- Escolher o tamanho que a imagem será exibida;
- Escolher se ao clicar na imagem, ela será exibida em um lightbox ou não;
- Escolher a ação caso não tenha foto para algum depoimento.
Content - Aqui configuramos o que será exibido sobre o depoimento na listagem
- Entire content - Mostra na listagem todo o conteúdo que for cadastrado no depoimento. (se tiver mil linhas, nas listagem aparecerá às mil.)
- Automatic excerpt - Pega o começo do depoimento e insere como um resumo na listagem.
- Manual excerpt - Permite você criar um resumo manual do depoimento do cliente (caso você tenha uma página de detalhes para o depoimento).
* Normalmente eu trabalho com depoimentos pequenos em sites que não tem um página de detalhe do depoimento, eu uso a opção Entire content sabendo que tenho que ter discernimento na hora inserir um depoimento.
Campos personalizados - Aqui nós definimos quais informações iremos querer sobre a pessoa que enviar o depoimento, você pode clicar em "Add Field" e conferir as opções de campos que você tem. *Essas opções aparecem na hora de cadastrar um depoimento para a categoria escolhida na view.
No grupo Style nós podemos configurar um pouco da aparência do nosso slideshow.
Eu recomendo você testar os itens desse grupo para ver qual modelo pre-pronto mais te agrada.
Vou falar um pouco sobre os itens do style:
Template - Permite você escolher um dos modelos pre-prontos do plugin ou se manjar de CSS, escolha o template Unstyled para ter mais liberdade de edição;
Background - Permite você escolher uma cor de fundo para o item de depoimento. Eu gosto do single color e um cinza bem clarinho #f4f4f4;
Font Color - A opção custom, permite você colocar uma cor personalizada para o depoimento, senão será pego a cor padrão do site.
Css Classes - Pra quem conhece de CSS é só você inserir uma classe aqui e poderá estilizar os depoimentos tendo essa classe como "pai".
Depois de fazer todas suas configurações é só clicar em Salvar Alterações.
Depois de criarmos as categorias, as views, é hora de aprendermos a gerenciar os nossos depoimentos, nesse tópico iremos passar por inserir, editar e excluir um item de depoimento.
Descrição dos itens acima:
1 - Item do menu que mostra uma visão geral de todos os depoimentos;
2 - Botão para Adicionar um novo depoimento;
3 - Ao passar o mouse em cima de um item cadastrado você terá a opção de Editar e Excluir o item em questão, basta clicar na opção desejada.
Quando você seleciona cadastrar ou editar um item, o processo de criação de conteúdo é o mesmo a diferença é bem simples "um cadastra um novo e outro edita um conteúdo já existente"
Vamos conhecer o processo:
Descrição dos itens destacados na imagem:
1- Informe um nome para o seu depoimento (No meu caso ele não vai aparecer, pois eu defini lá na view para ocultar o título e mostrar somente os campos personalizados);
2 - Escreva o conteúdo do depoimento. (Atente-se ao modo que você definiu na view para mostrar o conteúdo na listagem, eu defini para mostrar tudo o que for escrito aqui);
3 - Informe as informações que você julgou necessárias na hora de criar a sua view;
4 - Marque em qual categoria esse depoimento está inserido;
5 - Insira uma imagem para o depoimento caso você tenha escolhido um template que permite foto (eu costumo usar o tamanho de 250x250px);
Depois de realizar o processo acima é só clicar em Publicar / Atualizar e o seu depoimento estará publicado.
Primeiramente parabéns por ter chego até aqui, você é F#&*@!. Chegamos na reta final do processo de inserir depoimentos no WordPress.
Depois que você já criou sua categoria, sua view e cadastrou seus depoimentos, é hora de mostrarmos eles na página do seu site.
Vamos ao processo:
Clique no menu Views no submenu do menu Testimonials e na listagem que aparecerá copie o conteúdo da coluna Shortcode.
Acesse a página em que deseja inserir os depoimentos e cole o Shortode em um bloco de texto. *Esse ponto varia de qual editor de texto ou pageBuilder você usa, eu utilizo o PageBuilder da SiteOrigin e insiro o código no widget de código HTML.
Confira o resultado do meu exemplo:
Agora eu te convido a testar os outros templates que o plugin oferece e definir qual fica melhor em seu site. Se você quiser aprender a customizar os depoimentos via CSS e assim ter mais liberdade para deixar o layout exclusivo mudando cores, fontes etc... é só deixar nos comentários e quem sabe o seu pedido é atendido =D
Veja um layout que fiz apenas customizando CSS, codificar pode assustar no começo, mas rapidinho você já consegue fazer coisas bem legais com muito mais liberdade:
E aqui finalizamos mais um tutorial, porém por último e não menos importante segue o fluxo do que é necessário fazer para sair dessa postagem com a consciência de que você fez o melhor que podia fazer para ajudar o blog a alcançar cada vez mais pessoas:
Espero que esse post te ajuda a ter mais clareza sobre como inserir depoimentos no WordPress.
Quer continuar sua evolução com o Strong Testimonials?
Clique aqui e aprenda como inserir um formulário de captura de depoimentos com o Strong Testimonials