Pular para o conteúdo

Exportar e importar páginas e posts no WordPress

Paulo Felipe
Por Paulo Felipe,
Front-end na Nano Incub.
Publicado em 11 de junho de 2018

Eai beleza? Aqui é o Paulo Felipe com mais um tutorial para WordPress com o objetivo de te ajudar a evoluir cada vez mais seus conhecimentos na ferramenta.

Nesse tutorial/vídeo você aprenderá como exportar e importar páginas, posts  no WordPress.

Pegue o seu café, aperte o play e bons estudos!

Tutorial de como exportar e importar páginas e posts no WordPress.

As vezes instalamos recursos em nosso site (plugins, widgets etc..) que infelizmente ao invés de ajudar acaba comprometendo toda a estrutura do site e a melhor solução é fazer uma nova instalação do WP, para que nem tudo seja perdido nós podemos utilizar um recurso nativo do WordPress que nos permite importar e exportar todo o conteúdo do site ou filtrar por apenas páginas ou posts e assim conseguimos realizar a transferência de conteúdo de um WordPress para outro WordPress facilmente.

Exportando páginas e posts no WordPress

Para exportar o conteúdo do seu site em WordPress basta seguir os passos abaixo:

No painel administrativo acesse Ferramentas > Exportar 

Como exportar páginas e posts WordPress

A próxima tela mostrada é muito importante, é nela que você irá configurar tudo o que será exportado pelo WordPress.

Exportar e importar páginas e posts no WordPress

A tela de Selecione o que exportar é um tanto quanto particular as opções, mas vamos dar uma passada rápida pela opções.

Se você deseja exportar tudo do site (Páginas, posts, comentários, campos personalizados, termos, menus e posts personalizados) é só marcar “Todo conteúdo“.

As outras opções exportam partes particulares do site, se você deseja exportar páginas e posts por exemplo, é necessário executar o processo uma vez marcando apenas “Posts” e outra vez marcando apenas “Páginas“.

Se no site conter muitas postagens, uma prática para garantir ainda mais a qualidade da exportação é você exportar as postagens mês a mês, basta você utilizar os filtros conforme a imagem abaixo e realizar o processo para cada mês e importar um a um separadamente.

Opções para filtrar postagens antes de exportar

Maravilha, depois de configurar o que será exportado é só clicar no botão “Download do arquivo de exportação

O WordPress irá criar um arquivo XML no qual você utilizará para importar o conteúdo exportado, então deixe esse arquivo em um local de fácil acesso.

Importando páginas e posts no WordPress

Agora vamos aprender a pegar o arquivo de exportação e importar para uma outra instalação do WordPress.

Um ponto de atenção antes de importar é o seguinte:

Vamos supor que eu vou exportar páginas do WP01 para o WP02 e no WP01 existem as páginas Home, Sobre e Contato. Sendo assim no WP02 não pode conter nenhuma página com os nome Home, Sobre e Contato, até mesmo na lixeira, então se tiver páginas com os mesmos nomes delete as do WP02. Caso ao contrário será exibida uma mensagem que a página já existe e novo conteúdo não será importado.

Na instalação do WordPress que você deseja importar o conteúdo vá em Ferramentas > Importar

Importando páginas WordPress

Uma lista será mostrada com alguns recursos de importação, navegue pela lista até WordPress clique em “Instalar agora

Depois da instalação do importador é só clicar em “Rodar importador

Agora na página de Importar do WordPress é clicar em “Escolher aquivo” e inserir o arquivo XML que exportamos anteriormente e em seguida clique em “Enviar arquivo e importar

Configurar importador de conteúdo WordPress

A próxima etapa é definirmos as atribuições da importação e se vamos querer que o WordPress baixe e importe as imagens contidas.

Adendo importante: Para as imagens serem importadas com sucesso é necessário que o WordPress no qual você exportou o conteúdo ainda esteja em funcionamento, pois o arquivo XML não pega as imagens em sí, mas sim as URL’s delas. E nesse ponto através da URL o WordPress irá salvar a imagem em sí no novo site, porém o antigo ainda deve estar em operação, caso contrário você deverá inserir as imagens manualmente.

Agora é só clicar em “Enviar“. Se tudo ocorreu bem você verá a seguinte mensagem:

Eu fico por aqui nesse tutorial, espero ter lhe ajudado com o processo de exportar e importar conteúdos de um WordPress para outro.

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários!

Um abraço e até o próximo post!

Compartilhe esse post

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão de novos tutoriais