Pular para o conteúdo

Escolher destinatário com base na opção do select Contact Form 7 WordPress

Paulo Felipe
Por Paulo Felipe,
Front-end na Nano Incub.
Publicado em 14 de agosto de 2019

Salve Salve Incuber beleza? Aqui é o Paulo Felipe trazendo mais uma dica rápida pra você, dessa vez iremos aprender a como escolher destinatário com base na opção do select no Contact Form 7 WordPress.

Esse procedimento é muito útil em casos nos quais a empresa tem um e-mail exclusivo para cada setor e no formulário de contato o cliente pode escolher um serviço ou setor da empresa e esse contato precisa ser enviado para o setor correto.

Por exemplo, vamos imaginar uma empresa com os seguintes setores “Comercial”, “Desenvolvimento” e “Design”, e no nosso site nós temos um formulário de contato com um campo de seleção chamado “Qual o objetivo do seu contato?” com as opções  “Comercial” “Desenvolvimento”  “Design” e de acordo com a opção que o usuário escolher o e-mail de destinatário será diferente.

Sendo assim os envios deverão seguir a seguinte ordem:

Comercial – comercial@minhaempresa.com.br

Desenvolvimento – desenvolvimento@minhaempresa.com.br

Design – design@minhaempresa.com.br

Maravilha, agora que você já tem uma noção do que vamos aprender aqui e quando é indicado a utilização desse método, vamos começar efetivamente o processo.

O procedimento é bem simples, eu vou levar em consideração que você já tem um conhecimento básico em contact form 7 e só deseja aprender a inserir um destinatário diferente para cada opção de um campo select no CF7.

Escolher destinatário com base na opção do select Contact Form 7 WordPress

Acesse o painel de edição do formulário que você deseja inserir o campo de seleção e clique para criar um menu suspenso nas opções de campos do CF7

Escolher destinatário com base na opção do select Contact Form 7 WordPress

Vamos entender o imagem acima:

No painel de configurações do campo menu suspenso você precisa inserir um nome para o seu campo, pois é com base nesse nome que o item marcado será enviado para o dono do site (destinatário).

Depois no campo Opções iremos inserir uma opção de escolha por linha e na frente da opção iremos colocar um pipe “|” sem dar espaço e em seguida para qual e-mail será enviado o contato caso aquela opção seja a escolhida. ex: Comercial|comercial@minhaempresa.com.br

Após inserir todas as suas opções é clicar em Inserir tag.

Caso você prefira, é só copiar a tag abaixo, colar na página de edição do seu formulário e fazer as alterações necessárias:

[select setor-empresa include_blank “Comercial|comercial@minhaempresa.com.br” “Desenvolvimento|desenvolvimento@minhaempresa.com.br” “Design|design@minhaempresa.com.br”]

No meu exemplo ficou desse jeito o meu campo de seleção:
Tag de seleção configurada para multiplos destinatários Contact Form 7

Ha mlk! Chegamos na reta final já!

O último passo é acessar a aba “Mail” do seu formulário e inserir a tag que criamos, nome caso é a [setor-empresa] no campo Para das configurações do formulário:

Inserindo tag do campo multivalorado

*Não se preocupe com a mensagem, é apenas porque a tag não tem o formato de e-mail e assim acusa esse warning, mas pode ficar tranquilo que tudo vai funcionar.

Agora é só testar e deixar o seu resultado ai nos comentário!

Assista ao vídeo no topo desse tutorial para você ver o procedimento completo e funcionando.

Segue um print de como ficou o resultado do meu campo de seleção já no site:

Campo de select com multiplos destinatários contact form 7

Perceba que os e-mails não são mostrados nas opções.

Espero que esse tutorial tenha te ajudado a ter clareza de como escolher o destinatário do contato com base na opção escolhida no select dentro do Contact Form 7

E aqui finalizamos mais um tutorial, porém, por último e não menos importante segue o fluxo do que é necessário fazer para sair dessa postagem com a consciência de que você fez o melhor que podia fazer para ajudar o blog a alcançar cada vez mais pessoas:

  • Se você ficou com alguma dúvida, deseja acrescentar algum ponto no tutorial ou quer compartilhar como o conteúdo te ajudou é só deixar nos comentários;
  • Se esse post foi útil para você, compartilhe com a comunidade para que possa ajudar outras pessoas também;
  • Quer me fazer chorar de alegria? Se inscreva no nosso canal no Youtube 😉
  • Espero que esse tutorial tenha te ajudado a ter mais clareza sobre o processo de criar redirecionamento de página no Contact Form 7
Compartilhe esse post

Deixe o seu comentário, dúvida ou sugestão de novos tutoriais